Escola Vicente Celso Brandão 
Criar um Site Grátis Fantástico
Histórico
Histórico

 

A escola Estadual de Ensino Fundamental Vicente Celso Brandão, foi fundada aproximadamente em 1970, no Bairro Aristides à Av. Marechal Deodoro, seu nome foi escolhido em homenagem ao pai do Prefeito do Município de Feijó na época, o senhor Geraldo Brandão. A escola foi construída em madeira de lei, sendo composta por 04 salas de aula, 01 pequeno pátio e 01 secretaria, tendo como primeira Diretora a Senhora Valba Nunes Cordeiro.

Em 1986, a escola Vicente Celso Brandão, foi demolida para ser construída em alvenaria e composta por 06 (seis) salas de aula, 01 diretoria, 01 secretaria, 01 sala de professores, 01 biblioteca, 01 pequeno pátio, 04 banheiros, 04 para masculino e 04 para feminino dos discentes e também espaço para funcionários 01 masculino e 01 feminino.

As principais causas da mudança da escola de um bairro para outro, foi devido a sua localização próximo ao Igarapé Aristides que coloca em risco a vida dos discentes e também o espaço físico inadequado e a necessidade de atende a uma clientela maior e com mais segurança. Até 1989, a escola atendia somente as 04 séries iniciais, em 1990, passou a atender também no horário noturno, 06 turmas do Supletivo de 1º Grau, tendo como clientela pessoas oriunda da zona rural que estavam habitando no bairro Bela Vista. O programa atendia com as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências e OSPB.

Em 1993, passou a atender 02 turmas de 6ª série, 1995 01 turma de 7ª série e em 1996, 01 turma de 8ª série, sendo esta no período noturno devido não haver mais espaço no período diurno. Em outubro de 1991, foi realizada a 1ª Eleição para Diretor (a), sendo eleita a já Diretora, a professora Valba Nunes Cordeiro e como Vice à professora Marlene de Souza Barbosa.

Em 1997, foram instituídos o regimento interno escolar e o conselho escolar. Neste mesmo a escoa foi contemplada com a TV Escola e com PDE. Nesses 43 anos de atendimento a comunidade estudantil este estabelecimento de ensino tem desempenhado um papel de importante na formação dos cidadãos, mesmo diante das adversidades sabe engajar-se e buscar parcerias dentro e fora de seu estabelecimento. Porém somente com o advento da lei democrática, que proporcionou mais autonomia, principalmente no gerenciamento de recursos, tornando possível a viabilização de projetos e maior envolvimento entre a escola e a comunidade, possibilitou a escola criar mecanismos de melhoria da qualidade de ensino, uma vez que abre novos horizontes aqueles que estão diretamente envolvidos no processo de aprendizagem, mais principalmente para que a clientela a qual atendemos. Nesse sentido a definição de uma gestão onde todos podem participar de formativa e produtiva conduz ao ápice do ensino e eleva a qualidade do ensino oferecido.

A escola vem adotando políticas participativas em que o foco é o aluno e o meio em que ele vive suas reais necessidades. Ampliando o atendimento indo à busca daqueles que se encontra em defasagem em relação à idade/série, ou por qualquer motivo não sentem necessidade de retornar a escola proporcionando-lhes o encontro com o saber sistematizado a fim de garantires o exercício da cidadania através da inclusão social.

O compromisso com a melhoria do ensino e aprendizagem, a integração entre a escola, a família e a comunidade somam-se aos resultados positivos alcançados nos últimos anos, pois uma das políticas da escola é garantir um processo de articulação entre todos os segmentos que acompanham, entendo que só assim é possível promover um amplo debate sobre as questões pertinentes as mudanças e dificuldades surgidas no âmbito da educação...




Total de visitas: 8543